gates
 
Algumas escolas norte americanas, através dos seus pedagogos começam a questionar certos conceitos que a psicologia moderna tem implantado, ou tenta implantar nas escolas, como a aprovação automática e a eliminação da classificação por notas.
 
Dizem os que se dizem entendidos no assunto que tal política educacional está formando jovens desestimulados e despreparados para a vida ou para a carreira a qual se habilitaram e está, por conseguinte, prejudicando um dos mais tradicionais tipos do american way of life: a competição como forma de busca do sucesso.
 
Repercutiu na imprensa dos EUA, sobre o assunto, uma palestra dada pelo homem mais rico do mundo, Bill Gates, a jovens alunos de uma escola secundaria.
Na conferencia, o capo da Microsoft, que, aliás, deixou a escola para desenvolver o seu MS DOS e depois o Windows, que o tornou bilionário, enumerou alguns pontos para desenvolver o seu discurso.
 
Os quinze pontos desenvolvidos por Bill Gates, na palestra, já começam a ser chamados, nos EUA, de os quinze mandamentos de Gates.
 
Como se trata do homem mais rico do mundo, achei que valeria à pena repercutir aqui os tais mandamentos dirigidos aos jovens norte-americanos. De repente, como temos a mania de imitar os EUA em quase tudo, quem sabe poderemos seguir os conselhos do Mr. Gates:
 
01. A vida não é fácil: acostume-se com isso.
 
02. O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele antes de sentir-se bem com você mesmo.
 
03. Você não ganhará US$40.000,00 por ano assim que sair da escola.
 
04. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.
 
05. Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.
 
06. Fritar hambúrgueres não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade.
 
07. Se você fracassar, não é culpa de seus pais, então não lamente seus erros, aprenda com eles.
 
08. Antes de você nascer seus pais não eram tão chatos como agora. Eles só ficaram assim por pagarem as suas contas e sustentarem você. Então antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.
 
09. Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não.
 
10. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar: isto não se parece com absolutamente nada na vida real.
 
11. A vida não é dividida em semestres.
 
12. Você não terá sempre os verões livres.
 
13. É pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.
 
14. Televisão não é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a cafeteria e ir trabalhar.
 
15. Seja legal com os nerds. Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar para um deles.

Comments (0)